Criar uma Loja Virtual Grátis
Translate this Page
Humberto
O QUE VOCÊ ACHA DA PAGINA ?
Gosto da Pagina?
Sim
Não
Ver Resultados

Rating: 2.8/5 (1786 votos)




ONLINE
1




Partilhe esta Página



Escute a música de fundo!!!


VODUN DÃ
VODUN DÃ

 

 

 

Vodun Dã

DIA: Terça-feira

DATA: 24 de Agosto

METAL: Ouro e prata mesclados

CORES: Amarelo e verde (ou preto) e todas as cores do arco-íris

COMIDAS: Ovos cozidos com azeite-de-dendê, farinha de milho e camarão seco.

SÍMBOLOS: Ebiri, serpente, círculo, bradjá.

ELEMENTOS: Céu e terra

REGIÃO DA ÁFRICA: Mahi (no ex-Daomé)

PEDRA: Zirconita

FOLHAS: Folha de café, alfavaca-de-cobra, jibóia, oriri.

ODU QUE REGE: Iká

DOMÍNIOS: Riqueza, vida longa, ciclos, movimentos constantes.

SAUDAÇÃO: A Run Boboi!!!

 

DARAZAN

Bessem era um menino que atendia no reino de Ifé porem não tinha fama , não tinha riqueza e nem poder . Sentia-se humilhado ele estava triste e foi consultar um adivinho . Ele ensinou um ritual para tornar-lo rico e poderoso deveria oferecer uma faca de bronze e quatro pombos, bem como oferecer búzios em boa quantidade.Bessem obediente , pois se a fazer a oferenda mais nesta mesma hora , o rei mandou chama-lo ele então recusou-se a atender o chamado dizendo que só iria depois determinada a cerimônia.O rei ficou enfurecido com a ousadia e deixou de pagar uma divida a Bessem . Quando Bessem retornou em sua casa , recebeu um chamado de Olocum , rainha de um pais vizinho, que necessitava de sua sabedoria para curar seu filho.Ifá foi consultado por Bessem que fez as oferendas necessárias e curou o filho de Olocum .Em gratidão ela ofereceu a ele riquezas cavalos , escravos e um lindo pano azul.Retornando a casa com inestimável tesouro , Bessem foi saudar o rei , que muito se admirou a opulência do rapaz antes tão pobre.Quis saber sobre os presentes recebidos , Bessem contou da cura do filho de Olocum .O rei que tinha que tinha uma rivalidade nata com quem quer que fosse , não queria ficar a baixo de Olocum.Então ofereceu a Bessem uma roupa vermelha muito preciosa e muitos e muitos outros presentes .Foi assim que Bessem tornou-se rico e respeitado.

CARACTERÍSTICAS DOS FILHOS DE BESSEM

São pessoas que tendem à renovação e à mudança. Periodicamente mudam tudo em sua vida (de maneira radical): mudam de casa, de amigos, de religião, de emprego; vivem rompendo com o passado e buscando novas alternativas para o futuro, para cumprir seu ciclo de vida: mutável, incerto, de substituições constantes. São magras. Como as cobras possuem olhos atentos, salientes, difíceis de encarar, mas ‘não enxergam’. São pessoas que se prendem a valores materiais e adoram ostentar suas riquezas; São orgulhosas, exibicionistas, mas também generosas e desprendidas quando se trata de ajudar alguém. Extremamente ativas e ágeis, estão sempre em movimento e ação, não podem parar.São pessoas pacientes e obstinadas na luta por seus objetivos e não medem sacrifícios para alcançá-los. A dualidade do vodun também se manifesta em seus filhos, principalmente no que se refere às guinadas que dão em suas vidas, que chegam a ser de 180 graus indo de um extremo a outro sem a menor dificuldade. Mudam de repente da água para o vinho, assim como Bessem, o Grande Deus do Movimento.

VODUN DÃ NA ÁFRICA

É a serpente-arco-íris em nagô, é a mobilidade, a atividade, uma de suas funções é a de dirigir as forças que dirigem o movimento. Ele é o senhor de tudo que é alongado. O cordão umbilical que está sob o seu controle, é enterrado, geralmente com a placenta, sob uma palmeira que se torna propriedade do recém-nascido, cuja saúde dependerá da boa conservação dessa árvore. Ele representa também a riqueza e a fortuna, um dos benefícios mais apreciados no mundo dos iorubás. Em alguns pontos se confunde com o Vodun Dan da região dos Mahi. É o símbolo da continuidade e da permanência, algumas vezes, é representado por uma serpente que morde a própria cauda. É ao mesmo tempo macho e fêmea. Enrola-se em volta da terra para impedí-la de se desagregar. Rege o príncipio da multiplicidade da vida, transcurso de múltiplos e variados destinos.De múltiplas funções, diz-se que é um servidor de Xangô, que seria encarregado de levar as águas da chuva de volta para as nuvens através do arco-íris.É o segundo filho de Nanã, irmão de Osanyin e Obaluaiyê, que são vinculados ao mistério da morte e do renascimento. Seus filhos usam colares de búzios entrelaçados formando as escamas de uma serpente que tem o nome de Brajá, usam também o Lagdigbá como Nanã e Obaluaiyê.

 

VODUN DÃ NO BRASIL

 apresenta as mesmas características notadas entre os yoruba, além do Brajá e Lagdigbá usam fios-de-contas amarelas e verde intercaladas ou de miçangas rajadas. Quando dança leva nas mãos pequenas serpentes de metal, apontam o dedo indicador para o céu e para a terra num ininterrupto movimento.Era um adivinho (Babalawo). O adivinho do rei Oni segundo um de seus Orikis. Sua única ocupação era ir ao palácio real no dia do segredo; dia que dá início à semana, de quatro dias, dos iorubás.Oxumarê,na África, é tido como o dono da mina de ouro, senhor de toda a riqueza. Seus domínios se estendem a tudo o que for alongado, assim como o cordão umbilical.Orixá de extrema força, podendo controlar a vida e a morte me nosso corpo (alongado), assim como também em nosso planeta, pois segundo a mitologia Yorubá, é ele quem segura a terra p q a mesma não parta, e também, quem a faz girar.Sua nação é o Jêje, onde é considerado como DAn, e tido como REI do povos Jêjes.Esses povos, para os yorubás, eram todos os povos dominados pelos yorubás, tido como fora de seus limites, ou extrangeiros. Na nação Jêje, sua cor é o amarelo e preto. Já no Ketu,suas cores são o verde e amarelo. Porém essas cores definem apenas o fio de contas, pois todas as cores do arco-íris o pertencem. Seus filhos, assim como conta a lenda de Oxumarê, em sua maioria no início passam por muitas dificuldades, quase miseráveis, porém mais tarde, dando a grande volta em seu caminho, se tornando ricos, poderosos, e muitas vezes orgulhosos. Porém, nunca se negam a ajudar quando alguém realmente precisa deles. E não raro, é ver um filho de Oxumarê se desfazer de algo seu, em favor do necessitado, com a maior facilidade..... Contrapondo seu estado de orgulho e ostentaçao, a exibir sua riqueza.São pessoas de temperamento fácil de se lidar estando calmas, porém, se torna terrível quando com raiva, representando nesse estado a Serpente, que vem trazendo o lado negativo de oxumarê, o seu lado mais perigoso.Oxumarê dentro do candomblé, se divide em duas qualidades : - Oxumarê macho, representado pelo arco-íris _ Oxumarê fêmea, chamado de FREKUEM, representado pela Serpente.