Aspectos Gerais
DIA: Quinta-feira.
DATA: 5 de outubro.
METAL: Estanho.
CORES: Verde e branco.
COMIDAS: Fumo, mel, milho vermelho, espigas regadas com mel.
SÍMBOLOS: Haste ladeada por sete lanças com um pássaro no topo (árvore estilizada).
ELEMENTOS: Floresta e plantam selvagens (terra).
REGIÃO DA ÁFRICA: Iraó.
PEDRA: Esmeralda.
FOLHAS: Peregun, são-gonçalinho, garobinha-mas toda as folhas são de Ossaim.
ODU QUE REGE: Egiloban.
DOMÍNIOS: Medicina e liturgia através das folhas.
SAUDAÇÃO: Ewé ó!
DARAZAN
Agué dá uma insaba [folha] a cada vodun!
Agué filho de Nawá e irmão de Bessen , Avinage e Aziri era o senhor das insabas , da ciência e das ervas.Ele é o vodun que conhece o segredo da cura e o mistério da vida.
Todos os voduns recorriam a Agué.
Para curar qualquer moléstia ,qualquer mal do corpo ,todos dependiam de Agué na luta contra doença , todos iam até a casa de Agué oferecer seus sacrifícios, em troca ele lhes dava preparados mágicos , banhos , chás , infusões , pomadas , abo ,curava as dores , as feridas , os sangramentos , os inchaços , as fraturas , curava as pestes , febres ,órgãos corrompidos , limpava as peles purulentas e o sangue pisado em fim limpava o corpo de todos os males .
Um dia Hevioso que era o Deus da justiça julgou que todos os voduns deveriam compartilhar o poder de Agué , conhecendo o segredo das ervas e o dom da cura , e que Agué dividisse suas insabas com os outros voduns mas ele se negou a dividir seus poderes Hevioso então ordenou que Vodunjó que soltasse seu ventoe gerasse um furacão e espalhasse todas as insabas para que as mesmas se dirigissem até o palácio de seu marido e lá ele pudesse distribui-las aos voduns mas Agué ordenou que as insabas voltassem dizendo as seguintes palavras :UEU UEU ASSAU e as insabas obedeceram as ordens de Agué quase todas voltaram para ele, as que já estavam em poder de Hevioso perderam asé e perderam o poder da cura .
O vodun rei que era a propria justiça admitiu a vitoria de Agué e entendeu que o pode das folhas devia ser exclusivo de Agué e que assim devia permanecer através dos séculos .
Agué com tudo deu uma insaba para cada vodun , deu um EWÊ para cada um deles . Cada insaba com seus asé e seus ófòs que são as cantigas de encantamento sem as quais as insabas não funcionam .Agué distribuiu as insabas aos voduns para que eles não mais o invejassem. Eles também podiam realizar proezas com as insabas , mas o segredo mais profundo Agué guardou para si.
Agué não conta seus segredos para ninguém .Agué nem mesmo fala !.Quem fala por ele é seu criado ARONÍ. Os voduns ficaram gratos a Agué e sempre o reverenciaram quando usam suas insabas com a palavra AGUÉÒ
Características dos filhos de Agué
Os filho de Agué são pessoas extremamente equilibradas e cautelosas, que não permitem que suas simpatias ou antipatias interfiram em suas opiniões sobre os outros. Controlam perfeitamente seus sentimentos e emoções. Possuem grande capacidade de discernimento e são frios e racionais em suas decisões.
São pessoas extremamente reservadas, não se metem em questões que não lhe dizem respeito. Participam de pocas atividades sociais, preferindo o isolamento. Elas evitam falar sobre sua vida, sobre seu passado, preferem manter certa aura de mistério. Geralmente, não têm nada de mais a esconder, mas desejam manter reserva.
Pressa e ansiedade não fazem parte de suas características, pois são pessoas detalhistas e caprichosas no cumprimento de suas tarefas. Possuem gosto por atividades artesanais que exigem isolamento e paciência; não gostam de ter chefe nem subalternos, não se prendem a horários, apreciam a independência para fazer o que gostam na hora que querem. São pessoas fascinadas com as regras e tradições, adoram questioná-las. Possuem um gosto exacerbado pela religiosidade
Ossaim é um orixá originário da região de Iraó, na Nigéria, muito próxima à fronteira com o antigo Daomé atual Benin. Muitos acham que não faz parte do panteão jeje assimilado pelos nagô, como Nana, Omolu, Oxumaré e Ewá, mas outros sim. Ossaim é um Deus cultuado pela etnia Yoruba. Contudo, é evidente que entre os jeje havia um deus responsável pelas folhas, e Ágüe é o seu nome, por isso Ossaim dança bravun e sató, a exemplo dos deuses do antigo Daomé. Uma confusão latente se refere ao sexo de Ossaim; é preciso esclarecer que se trata de um orixá do sexo masculino (Aboró). Entretanto, como feiticeiro e estudioso das plantas, não teve tempo de relacionamentos amorosos. Sabe-se que foi parceiro de Iansã, num estratégia usada por ela para distribuir as folhas para os demais Orixás, mas o controvertido relacionamento com Oxóssi, que ninguém pode afirmar se foi ou não amoroso, é o mais comentado. Na verdade, Ossaim e Oxóssi possuem inúmeras afinidades: ambos são orixás do mesmo espaço, da floresta, do mato, das folhas, grandes feiticeiros e conhecedores dos segredos da mata, da Terra e dos animais, por esta razão um pássaro está presente em seu assentamento. Igba ossaim, assentamento de osain ou agué, como é chamado popularmente pela cultura Jeje-Nago, são construídos com recipientes de barro como alguidá, quartinha, talha etc. Sobreposto em um alguidá um vasso de barro ou talha de duas ou três alças, são dispostos vários apetrechos, são encontrados vários tipos de búzios, moedas antigas de prata, cobre e níquel, vários tipos de sementes como aridan olho de boi, lelecun, bejerecum, aribé, obi, atarê orobô, miniatura de cachimbo em quantidade de quatorze (14) confirmando sua ligação com os odus iká e uma argamassa (massagan) com variado tipo de folha sagrada e principalmente o liquido dos animais oferecidos, em especial sete plantas chamadas gervão,akoko, Irokò, Kunkundukunku, Ewê lará, peregun, Iji opé. Nesta mistura perfeita fixa um Oposayin "ferramenta de ossaim" (uma haste central com um pássaro na ponta construído de ferro, do meio dessa haste saem sete pontas, onde são colocados os cachimbos, em baixo o sagrado apetrecho mais importante de todos os orixas, o otá. Geralmente uma talha ou um pote bem grande contendo no mínimo quatorze (14) tipos de folha sagrada e uma pequena cabaça cheia de fumo de corda, serve de suporte para este precioso igba orixa. Nota: Todos assentamentos "igba orixá", devem ser preparados e sacralizados em rituais próprios por Babalorixas ou Iyalorixas. Na preparação de qualquer assentamento de orixá os rituais da sasanha, folha sagrada e água sagrada são imprescindíveis.